Votuporanga surpreende com Zeus digital e mascote capivara em abertura histórica dos Jogos Regionais
Com inteligência artificial, emoção e criatividade, cidade dá show de inovação e marca o início dos Jogos com um espetáculo inesquecível no Parque da Cultura
Votuporanga inovou e surpreendeu o público ao trazer IA (inteligência artificial) como parte especial da cerimônia de abertura dos 67º Jogos Regionais, realizada na noite de sábado (5/7), no Parque da Cultura. Com criatividade, tecnologia e emoção, Votuporanga fez história, unindo o passado mítico do esporte ao futuro da inovação.
Quem abriu os trabalhos foi ninguém menos que Zeus, o deus do Olimpo e símbolo maior dos esportes, que surgiu em forma digital para dar boas-vindas e desejar sorte aos atletas.
Logo em seguida, o público conheceu Poranga, a mascote oficial dos Jogos. Ambos os trabalhos foram desenvolvidos pela Comunicação da Prefeitura.
Mascote Poranga
Inspirada na fauna que vive entre nós, Poranga representa as capivaras que circulam livremente no Parque da Cultura, principal cartão-postal da cidade. E nada mais justo que ela ser apresentada aos atletas e delegações, além de toda população, em sua própria “casa”: o Parque da Cultura.
Segundo o secretário de Governo, Alexandre Giora, a escolha da capivara traduz a proposta de Votuporanga em valorizar o lúdico e o que é autêntico na cidade.
“A escolha da capivara é que o animal faz parte da rotina dos moradores, que diariamente cruzam com esses animais durante caminhadas, práticas esportivas ou no trajeto entre casa e trabalho. Por isso, nada mais justo que a mascote dos jogos seja um símbolo tão próximo e querido”, falou.
O nome Poranga tem origem indígena e significa bonito, formoso, belo. É uma homenagem ao próprio nome da cidade, que também vem do tupi-guarani e carrega esse mesmo significado.
O publicitário e responsável pelo marketing da Prefeitura, Christopher Bueno, explicou que as cores utilizadas azul, preto, vermelho, amarelo e verde seguem a paleta oficial das Olimpíadas.
“A concepção da mascote foi desenvolvida totalmente pela Comunicação da Prefeitura, que buscou inspiração nos grandes eventos esportivos mundiais. A identidade visual, os materiais promocionais e a própria mascote foram criados com exclusividade para esta edição dos Jogos Regionais. Todo projeto visual foi validado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo”, disse.
E não para por aí, não! O assessor de gabinete Wender Rodrigues adianta que a mascote também estará presente em todos os eventos temáticos promovidos pela Prefeitura, com o objetivo de se tornar um personagem querido e marcante no coração dos votuporanguenses.
“Mais do que um símbolo dos Jogos, Poranga vai ganhar vida. Utilizando recursos de inteligência artificial, ela estará presente em vídeos e ações lúdicas, interagindo com o público de forma criativa e envolvente”, disse.
Acompanhe a Poranga através das redes sociais da Prefeitura de Votuporanga.