Votuporanga participa de seminário nacional e avança na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância

Votuporanga participa de seminário nacional e avança na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Município participa de encontro em Brasília enquanto desenvolve, de forma intersetorial, o Plano Municipal da Primeira Infância, voltado ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos

Votuporanga está representada em Brasília (DF) no Seminário Nacional de Implementação da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (PNIPI), realizado nesta segunda e terça-feira (22 e 23/6) pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). A secretária municipal da Educação, Silvia Letícia, participa do encontro, que reúne gestores de todo o país para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância.

A participação no seminário coincide com uma etapa importante para o município, que avança na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). O documento será construído de forma intersetorial, envolvendo diferentes áreas da administração pública, com foco no desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos.

O seminário tem como objetivo apoiar estados e municípios na elaboração e implementação dos planos locais, por meio da apresentação de ferramentas, evidências, mecanismos de financiamento e estratégias para fortalecer as políticas voltadas à Educação Infantil e à garantia dos direitos das crianças ao longo da próxima década.

O evento reúne representantes das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos e demais setores que integram a rede de proteção à infância. Entre os temas debatidos estão governança pública, planejamento baseado em evidências, participação social, cooperação institucional, monitoramento de indicadores e uso de dados para qualificar a tomada de decisões e ampliar a efetividade das políticas públicas destinadas às crianças e suas famílias.

Para a secretária municipal da Educação, Silvia Letícia, a participação no seminário contribui para qualificar o trabalho desenvolvido pelo município na construção do plano.

“Estamos elaborando um documento que dialoga com a realidade de Votuporanga e considera a criança como prioridade absoluta. Este encontro nos oferece subsídios importantes para fortalecer o planejamento de ações integradas e sustentáveis para os próximos anos”, destacou.
 
 

Autor